Grupo 1
Grupo 1
Conheça o Live in Caregiver Program

Conheça o Live in Caregiver Program

12 de Abril de 2013

post idosa

Não é novidade que o Canadá sofre com a escassez de mão de obra em determinadas áreas, e recruta diversos profissionais de outros países. Um deles é o caregiver, tanto que existe até um programa chamado Live in Caregiver (LIC). O LIC é um programa do governo canadense que permite que profissionais venham ao Canadá para trabalhar como cuidadores de crianças, idosos ou portadores de deficiência.

Aplicantes que atendem aos requisitos recebem a permissão para trabalhar como caregiver para a família que consta como sponsor (patrocinador) no documento. É importante ressaltar que a pessoa poderá trabalhar apenas para o empregador que consta na permissão de trabalho. Trabalhadores nesse programa podem aplicar para residência permanente após 2 anos de trabalho, que devem ser cumpridos em um período máximo de 4 anos, desde a entrada no Canada como caregiver, ou 3900 horas de trabalho em 22 meses (tendo um limite máximo de 390 horas extras permitidas nessa regra, ou seja, para a conta das 3900 horas, o aplicante pode usar apenas 390 horas extras, mesmo que tenha trabalhado mais horas).

Caregivers são profissionais qualificados para trabalhar sem supervisão, em residências particulares, cuidando de crianças, idosos ou pessoas com deficiência. O principal objetivo do programa é suprir a falta de profissionais que desejem morar em seu local de trabalho e oferecer uma opção, além de creches e casas de repouso para as famílias que necessitam desses profissionais. É importante observar que dentro desse programa o trabalhador DEVE morar na casa do empregador. Esse e um critério muito importante, ja que essa é a principal razão do programa existir, porque faltam profissionais canadenses interessados em morar em seu local de trabalho.

 

Para se candidatar ao programa, a pessoa precisa atender alguns requisitos:

  • Ter completado o equivalente ao Ensino Médio canadense;
  • Treinamento em tempo integral durante 6 meses (tais como Ensino Infantil, Enfermagem) ou 1 ano de experiência integral remunerada, sendo pelo menos 6 meses contínuos com o mesmo empregador em área ou função relacionada ao trabalho a ser feito no Canadá. Essa experiência tem que ter acontecido nos últimos 3 anos;
  • Fluência na língua inglesa e/ou francesa;
  • Contrato escrito com futuro empregador e LMO positiva do governo, o que significa que você precisa encontrar um trabalho ANTES de aplicar para o visto e permissão de trabalho.

Existem taxas a serem pagas quando se aplica para o visto e permissão de trabalho, e é sempre bom lembrar que essas taxas cobrem apenas os custos do processo, você não receberá esse dinheiro de volta, caso o consulado não aprove o seu processo. Por isso o candidato deve revisar cuidadosamente se enquadra-se nos requisitos do programa antes de decidir aplicar. Outras despesas do processo são taxas para se obter passaporte, caso o candidato não possua um, despesas com despachantes para envio do processo e exames médicos, obrigatórios para aprovação do visto, pois e necessário confirmar boas condições de saúde para se trabalhar como caregiver antes de entrar no Canadá.

Todas essas despesas são por conta do candidato, a menos que você negocie com o empregador. As despesas do empregador serão com transporte (voo da cidade de residência do candidato até o local de trabalho no Canadá) e seguro saúde para os 3 primeiros meses, que são os meses de carência antes do profissional ser coberto pela assistência médica da Província onde irá morar. Algumas Províncias, como British Columbia, cobram um valor mensal. Esse valor é de responsabilidade do trabalhador, não do empregador.

 

post crianca

 

Se você se interessou pelo programa Live in Caregiver e quer saber como imigrar, conte com a nossa consultoria!

 

O Processo

O processo em si é simples, porém burocrático. Assim que você conseguir um empregador, ele irá submeter um pedido para o Human Resources and Skills Development Centre (HRSDC), órgão que, entre uma das funções, regula a contratação de estrangeiros no Canadá. HRSDC vai se certificar de que não há canadenses ou residentes permanentes qualificados para preencher a vaga e, após essa certificação, irá emitir a famosa LMO (Labour Market Opinion), uma carta que autoriza o empregador contratar um estrangeiro. O empregador deverá enviar uma cópia dessa carta para você, bem como o contrato assinado, pois esses documentos serão necessários para o processo de visto.

Você também terá que apresentar prova de que atende aos requerimentos do programa, para isso adicione cópias de seus diplomas ou históricos escolares, provas de experiência (tais como Hollerith, contratos de trabalho e cartas de referência), provas de proficiência no idioma (não há necessidade de se fazer exames como IELTS ou TOEFL, bastam certificados de cursos de idiomas, por exemplo) e atestado de antecedentes criminais de locais onde tenha morado por mais de 6 meses. Baseado na documentacao apresentada, o consulado decidirá se a entrevista será necessaria ou não (pessoalmente ou por telefone, depende do oficial que analisar o caso) e, após análise, solicitará os exames médicos, que só podem ser feitos com médicos credenciados pelo consulado.

Caregivers pagam impostos e têm direitos como qualquer outro trabalhador canadense. Em caso de abuso, é possível mudar de empregador (apesar de ter que passar pelo processo de LMO e pedir permissão de trabalho novamente – o work permit é vinculado ao sponsor, por isso a necessidade de um novo).  As leis trabalhistas também funcionam! Cada província regula o mínimo a ser pago, horas extras, jornada de trabalho, valores máximos que podem ser descontados como room & board (aluguel e alimentação), e os empregadores devem estar de acordo com as leis.

 

Estudar e Trabalhar

Se você pensa em estudar enquanto caregiver, há algumas ressalvas. Cursos de educação contínua, com menos de 6 meses de duração, podem ser feitos sem problemas, já para se registrar em um curso universitário ou fazer um programa com duração superior a 6 meses, será necessário pedir uma permissão de estudo.

Apesar de o programa dar o direito de aplicar para residência permanente após cumprir os requisitos necessários, não é garantido de que a mesma será concedida. O processo de residência é analisado pela imigração, que concederá primeiro uma permissão de trabalho aberta, para que a pessoa possa trabalhar para outros empregadores ou mesmo em outras áreas, após terminar seu programa. A residência, se concedida, virá mais tarde. Vale lembrar que essa categoria é uma das que possuem maior backlog (atraso no processamento) e o governo tem levado em media 38 meses para conceder a residência após entrada com o processo.

Links úteis:

Informações oficiais sobre o programa:

http://www.cic.gc.ca/english/work/caregiver/

http://www.hrsdc.gc.ca/eng/jobs/foreign_workers/caregiver/index.shtml

 

Sites para busca de vagas de trabalho:

http://www.greataupair.com/

http://canadiannanny.ca/

http://www.jobbank.gc.ca/rch-eng.aspx?ProvId=06

 

Tempo de espera após aplicar para residência:

http://www.cic.gc.ca/english/information/times/perm-ec.asp

 

Facebook Comentarios
Categorias
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTACTO
contact@immi-canada.com
VANCOUVER: +1 (604) 684-0530
Redes sociales
Caminho 139
cartmagnifiercrosslist