Apesar da recisão e o aumento no índice de desemprego no Canadá, o número de trabalhadores imigrantes temporários passou de 150.000 em 2006 para 340.000 em dezembro de 2012, segundo informações do The Conference Board of Canada.
A grande dúvida é, se a taxa de desemprego segue alta e muitos jovens canadenses não conseguem encontrar trabalho, como o governo canadense continua trazendo tantos imigrantes por meio do Programa de Trabalhadores Estrangeiros Temporários (TFW)?
O relatório mostra que, infelizmente, não existe uma explicação clara sobre o assunto. As possíveis razões incluem a inadequação das competências, a rigidez do mercado de trabalho ou a percepção de que trabalhadores estrangeiros podem ser contratados com salários mais baixos, quando comparados com canadenses.
O Governo Federal anunciou recentemente mudanças no Programa TFW, onde será mais difícil a contratação de trabalhadores estrangeiros. Entre as mudanças está a eliminação temporária do Labour Market Opinion (LMO) e também a flexibilidade salarial, ou seja, os trabalhadores temporários estrangeiros devem ganhar salários iguais ou semelhante aos locais.
Nas informações concedidas pelo The Conference Board of Canada, mostra que as mudanças deverão colocar pressão sobre o número anual de trabalhadores estrangeiros no Canadá, levando a um melhor alinhamento entre o desemprego nacional e os TFW.
O The Conference Board of Canada é uma organização de pesquisa independente sem fins lucrativos especializada em matéria de tendências econômicas, desempenho organizacional e políticas públicas.