Seguros em geral são aquele tipo de despesa que as pessoas pagam sem a menor intenção de utilizar. De fato, o consultório médico ou uma emergência hospitalarl não são os lugares que um turista ou intercambista pretendem colocar em sua lista de lugares à visitar. Apesar de o Canadá ter um sistema de saúde publica, este é um serviço oferecido apenas para residentes. Em outros poucos casos, como explicamos no post sobre MSP (Medical Services Plan), um visitante pode aplicar para a cobertura do seguro médico da província de British Columbia, mas turistas e estudantes que passarão menos de 6 meses não terão direito. Novos imigrantes tambem terão um período de carência, antes d e começar a cobertura do MSP. Daí a importância de se contratar um seguro, pois uma visita inesperada ao hospital pode sair bem cara.
Para se ter uma ideia, apenas o valor para utilizar o serviço de resgate em ambulância não sairá por menos de CAD$500 para os não residentes. Se for necessário uso de um helicóptero, o valor pode chegar à CAD$2,700. Muitos hospitais pedem o chamado Cheque Caução no valor médio de CAD$700, ou mais, para que estrangeiros sejam atendidos. Atendimentos de emergência não são recusados, caso a pessoa não tenha dinheiro ou cartão de crédito, porém isso não impede que a pessoa receba a conta após a finalização do tratamento. Uma diária na UTI pode custar cerca de CAD$8,000. O seguro viagem, apesar de apertar no orçamento de muitos, acaba sendo de muita utilidade para evitar problemas financeiros com uma emergência.
Apesar de existirem clínicas para auxílo de pessoas sem seguro, muitas limitam o público com relação, por exemplo, à idade, e cobrirão apenas procedimentos de rotina, como a necessidade de uma receita para anticoncepcional.
Existem várias empresas que oferecem seguro no mercado, tornando dificil a escolha, então listamos alguns fatores para que você leve em consideração ao adquirir um seguro:
Leia a apólice, veja o que está incluso e o que não está dentro da cobertura do plano. Não esqueça de perguntar: Qual o limite de cobertura?
Não esqueça de solicitar informações sobre o número de contato do plano, caso aconteça alguma emergência. É válido perguntar também se eles atendem em vários idiomas.
É muito importante saber se o seguro faz o pagamento direto ou reembolsa o segurado.
O Plano cobre as chamadas doenças pré-existentes, como diabetes e hipertensão?
Existe cobertura dental? Somente para emergências? São detalhes importantes.
O importante é estar coberto por algum seguro e informado ao máximo sobre como ele funciona. Será mais fácil ter essas informações com antecedência, que pensar nelas apenas no momento que aconteça uma emergência. Preste sempre atenção na data de validade de sua apólice! Mesmo que você decida ficar um dia além do previsto, tenha certeza que ela esta válida, contate seu agente para uma extensão.
No mais, aproveite sua viagem!
Leia mais sobre o Medical Services Plan em: http://www.immi-canada.com/blog/plano-de-servicos-medicos-em-bc-medical-services-plan-msp/