Grupo 1
Grupo 1
Canadá: visto e informações importantes

Canadá: visto e informações importantes

19 de Janeiro de 2017

Morar em outro país, estudar fora por um tempo, passar um determinado período em um local diferente do que você está acostumado durante toda sua vida, enfim, todos estes sonhos e passos são processos burocráticos e que exigem muito mais do que uma reserva financeira. Eles exigem muita força de vontade, coração e mente abertos, muita pesquisa, paciência, persistência, muito planejamento, uma dose extra de organização, adaptabilidade, mais pesquisa, doses de coragem embrulhadas para viagem e ah, antes que eu me esqueça, mais um pouco de pesquisa.

Segundo dados do Ministério das Relações Exteriores (MRE), cerca de 3,3 milhões de brasileiros vivem no exterior, de maneira permanente ou temporária. O que é preciso ter em mente sempre é que imigrar é mudar completamente de vida, é um recomeço e um renascimento. Como em quase todos os recomeços ou começos, vão existir dificuldades, barreiras e obstáculos que vão precisar ser ultrapassados. O principal deles, e um dos primeiros com o qual o candidato se depara, é a burocracia e quantidade de exigências para a aplicação do visto.

Processo e preparação

O planejamento começa muito antes da escolha do melhor visto e da aplicação. Ele começa com o sonho e com a possibilidade de torná-lo real. Neste momento é preciso se perguntar algumas coisas: se você quer mesmo isso, quanto isso vai custar e qual será o objetivo no país escolhido. Falando em Canadá e imigração, os quesitos principais são três: reserva financeira, inglês em um bom nível e muita pesquisa.

Tenha em mente duas coisas: a primeira é que nada é impossível. A segunda é que a imigração significa mudança completa de vida. Pensando nisso, todo cuidado é pouco. Não se deixe levar por posts ou comentários do Facebook, informações desencontradas que o tio do amigo do seu primo sabe e seu primo te contou e muito menos pela primeira coisa que você ouvir. Saiba exatamente o que você quer, para não ser enganado por pessoas de má fé (sim, os golpes também existem nessa área. Confira aqui mais informações sobre o tema e como evitar ser enganado).

A principal dica para ter completa noção sobre qual caminho seguir é sempre buscar a consultoria de um profissional qualificado que pode fazer uma análise completa do seu perfil e lhe dizer exatamente o melhor para você, qual é a categoria de visto em que se enquadra e, caso ainda não esteja pronto, lhe passar os pontos nos quais você pode melhorar e o que precisa para conseguir (nós da Immi Canadá oferecemos esse serviço, para mais informações clique aqui).

Falando a respeito de que nada é impossível, caso seu nível de inglês não seja o exigido pelo governo canadense, você pode chegar lá rápido com um bom curso e um pouco de dedicação. Ou ainda existe a opção de estudar inglês no Canadá, que pode ser uma forma de também conhecer o país, explorar a área, fazendo uma pesquisa sobre as cidades mais interessantes para a sua futura imigração e escolher fazer o curso de um mês ou seis nesta cidade, tudo depende do seu objetivo e disponibilidade financeira. Caso a reserva de dinheiro não seja suficiente, nada impede de postergar o plano por um ano ou dois e aumentar os números da poupança, com um orçamento focado no “Plano Canadá”.

Aplicação

Após todo o processo de tomada de decisão, vem o segundo passo, que é a ação, no caso aplicação para a categoria escolhida. Aqui é preciso cumprir a etapa de busca e arquivo de documentos. A realização pode ser burocrática e um pouco demorada (caso seu inglês seja básico, você vai precisar de mais ajuda, pois os formulários são todos em inglês).

Apenas para exemplificar, vamos falar de um casal em que um dos dois vai estudar em um college de dois anos e o outro, aplicar para a permissão de trabalho na categoria Open Work Permit (OWP - categoria que dá a possibilidade do estudante trabalhar meio período e o cônjuge em tempo integral). A lista de documentos exigida pelo governo canadense:

- Passaporte válido de ambos incluindo passaportes anteriores;
- Certidão de casamento ou união estável;
- Letter of Acceptance (LOA – carta de aceitação do college no qual o estudante foi matriculado);
- Comprovação financeira (Imposto de Renda, extratos bancários dos últimos três meses, aplicações, ações, contracheques, recibos, declarações);
- Carta de responsável financeiro e comprovação financeira do mesmo, se necessário (caso o aplicante não tenha fundos suficientes para comprovar a renda, ele pode ter um responsável financeiro que o patrocine. Para isso ele precisa de uma carta assinada e as comprovações de valores do responsável que irá arcar com os custos da viagem);
- Comprovação de vínculos com o país de origem (carta de empregador, contrato social de empresa, registro de imóveis ou escritura, etc.);
- Carta de intenção (com suas palavras você explica porque quer ir estudar no Canadá, colocando na lista de documentos as provas do que você diz na carta);
- Formulários exigidos pelo governo preenchidos e assinados (disponíveis no site do governo http://www.cic.gc.ca/english/);
- 2 fotos 3x5 em fundo branco;
- Exame médico.

E a lista pode ser muito maior dependendo do seu processo e situação no Brasil. Não podemos esquecer que, além de todos os documentos, o processo exige pagamento de taxas ao consulado, taxas de correio, dentre outras possíveis cobranças. Por todas estas razões, ser acompanhado por um profissional é sempre a melhor opção.

Após a aplicação, a caminhada só começou e você já tem mais milhares de coisas para planejar enquanto aguarda seu visto ser aprovado: passagem aérea, hospedagem para os primeiros dias e depois moradia, seguro de saúde, o que levar e o que deixar no Brasil, planejamento financeiro, dentre muitas outras coisas que devem ser pesquisadas. Se o casal tiver um filho, a pesquisa precisa ser mais extensa, a reserva financeira deve ser um pouco maior e o cuidado precisa ser redobrado.

Visto Negado

A espera pelo retorno do visto sempre é um período de bastante ansiedade. E sim, há a possibilidade do seu visto ser negado. Quando o aplicante faz o processo sozinho, há sempre uma possibilidade maior da resposta negativa ocorrer, pois a análise dos seus documentos é feita por um oficial de imigração, que pode enxergar alguma inconstância na papelada.

Juliana*, publicitária que vive em Toronto (ON), teve seu visto negado na primeira vez que aplicou. “Quis fazer todo o processo sozinha para economizar, mas acabei não fazendo uma carta de intenção, que é extremamente necessária para qualquer processo de visto. Depois tive que gastar mais com ajuda profissional e paguei novamente a taxa do visto, mas na segunda tentativa minha aplicação foi aprovada”, declara.

Residência Permanente, Express Entry e outros processos

Se o processo para visto de turismo, ou estudo e trabalho, é algo minucioso que deve ser feito com muita atenção, as opções para imigração propriamente ditas como a Residência Permanente (PR na sigla em inglês), o Express Entry (EE), Federal Skilled Worker, dentre outros, requerem atenção e cuidado triplicados. Estando no Brasil ou já no Canadá, quando você tem os requisitos necessários e se enquadra em um destes processos, é indispensável a ajuda de um profissional, uma agência e um oficial de imigração.

O ideal é que a aplicação seja feita por um agente de imigração. Porém, em alguns casos, o aplicante não dispõe de todo o valor necessário no momento. Uma opção mais em conta é a revisão do processo de residência (clique aqui para fazer um orçamento de revisão de processo). A revisão garante que todos os documentos e anexos estejam completos e corretos para o envio à imigração canadense. O serviço gera um relatório, com os pontos corretos, os que precisam de melhorias e documentos que precisam ser acrescentados, dentre outros detalhes.

Para mais informações sobre a revisão de processo para residência acesse: https://www.immi-canada.com/loja/revisao-de-pontuacao/
Para mais informações sobre consultas acesse: https://www.immi-canada.com/loja/consulta-imigracao/
Para mais informações sobre relatório e análise de negativa de vistos acesse: https://www.immi-canada.com/loja/servico-de-re-aplicacao-de-visto-negado/

*A entrevistada teve seu nome modificado.

Facebook Comentarios
Categorias
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTACTO
contact@immi-canada.com
VANCOUVER: +1 (604) 684-0530
Redes sociales
Caminho 139
cartmagnifiercrosslist