Novamente surgiu a notícia sobre a isenção do Visto de Turista Canadense a brasileiros que cumpram os requisitos impostos. Dessa vez a novidade foi divulgada no Site do Itamaraty, além de ter sido confirmada pelo CIC.
No entanto, a data prevista para o início desta isenção é 1 de Maio de 2017, ou seja, apenas a partir deste dia (se nada for modificado até lá), será possível que os Brasileiros, que cumpram os requisitos, solicitem o eTA (Electronic Travel Authorization) para viajar como Turista ao Canadá, não sendo mais necessário o procedimento comum.
Resumimos aqui algumas das perguntas mais frequentes a respeito do eTA:
Poderei solicitar o eTA - Quais serão os requisitos OBRIGATÓRIOS?
Estarão aptos à solicitarem o eTA quem:
Ou
Aos que não atendam à um dos requisitos acima descritos, o processo de solicitação de Visto de Turista Canadense seguirá normal.
Lembrando que a isenção é válida APENAS para a ida como Turista, o que inclui Turismo ou Cursos de curta duração (Até 24 semanas).
NÃO houve nenhuma modificação aos que irão com o intuito de estudar por mais de 24 semanas, ou estejam aptos à aplicarem para uma Permissão de Trabalho. Nestes casos o procedimento será o mesmo atualmente em vigência.
Qual o valor do eTA?
A taxa cobrada pela Imigração Canadense para a Autorização Eletrônica de Viagem (eTA) é de CAD$7 (Sete dólares canadenses), podendo ser pago Online com Cartão de Crédito Internacional.
Já estou no Canadá com uma Permissão de Estudou e/ou Trabalho – Precisarei solicitar o eTA?
Se você está no Canadá como Estudante ou Trabalhador, tendo o seu Visto de Múltiplas-Entradas (Etiqueta) está vencido e pretende realizar uma viagem para fora do Canadá e retornar novamente por via aérea, será sim necessária a solicitação do eTA.
O mesmo terá a função do Visto de Múltiplas-Entradas (Etiqueta) atual.
Já possuo um Visto Canadense de Múltiplas-Entradas (Etiqueta) válido – Precisarei solicitar o eTA?
Não, se você possui um Visto válido, você não terá que solicitar o eTA.
O eTA poderá ser negado?
Sim O eTA não isenta do aplicante de uma prévia análise por parte da Imigração Canadense. Sendo assim, após realizar a solicitação, os dados informados ao sistema serão analisados e a resposta dada poderá ser positiva ou negativa.
Mesmo com o eTA aprovado e em mãos – Posso ter a minha entrada negada?
Sim. Ao chegar no Canadá, no próprio aeroporto o aplicante irá passar pelo setor de Imigração, onde o oficial, que possui total soberania para isso, poderá questioná-lo sobre a visita ao Canadá, os propósitos, financeiro disponível para a estadia e o que mais julgar necessário.
Podendo sim chegar à conclusão que a pessoa não está apta à entrar no país.
O eTA tem validade?
O eTA terá a validade máxima de acordo com o documento de viagem (Passaporte).
Após a solicitação, em quanto tempo terei a resposta do eTA?
Normalmente, após a solicitação, dentro de alguns minutos a confirmação do eTA é enviada ao e-mail cadastrado.
Porém, em alguns casos a Imigração pode levar algumas horas ou dias para finalizar a análise e dar um retorno, sendo, por exemplo, solicitado documentos extras ou uma entrevista presencial com o escritório mais próximo do aplicante.
Caso após 72 horas da solicitação, a Imigração indica o preenchimento online do formulário de Solicitação de casos especiais.
Como seria:
Acessar: http://www.cic.gc.ca/english/contacts/web-form.asp
Selecionar: “Type of application” >> “Electronic Travel Authorization” >> “Case Specific Enquiries”
E
Informe com detalhes o ocorrido.
Vou realizar uma viagem ao Canadá de Navio ou de Carro/Ônibus – necessitarei do eTA?
A isenção aos brasileiros que cumprem os requisitos expostos apenas será disponível aos que realizem a sua entrada no país por via aérea. Nos demais casos, os aplicantes terão que passar por todo o procedimento normal de solicitação.