Uma pesquisa realizada pelo Instituto Fraser revelou que os imigrantes que chegaram ao Canadá depois de 1986 são menos bem-sucedidos economicamente e custam 20 bilhões de dólares anualmente para a economia canadense.
O estudo , intitulado Políticas de Seleção deImigrantes do Canadá, conclui que o processo de seleção de imigrantes devería focar mais nas necessidades de emprego no setor privado e contratos pré-estabelecidos de trabalho, para assegurar que os novos imigrantes irão prosperar economicamente.
" Os novos imigrantes a partir de 1986 ganham menos e pagam menos impostos do que recebem em benefícios dos gastos públicos ", disse Herbert Grubel , professor de Economia da Simon Fraser University e membro do Instituto Fraser, autor desta pesquisa . "Como resultado , eles estão custando aos contribuintes canadenses cerca de US $ 20 bilhões por ano".
Grubel observa que o atual governo federal tem reconhecido que esses imigrantes não são tão economicamente produtivos como aqueles que vieram antes dessa data e, por isso , o governo deu o primeiro passo para a reforma na seleção do processo de imigração.
"As novas políticas introduzidas pelo governo , tais como o processo de seleção mais eficiente, uma melhor informação sobre as qualificações dos candidatos e a aceleração nos trâmites dos pedidos de asilo, reduz as chances de fraudes e aumenta a responsabilidade financeira dos patrocinadores de pais e avós, reduzindo a carga na prestação de serviços públicos do governo " , disse o pesquisador.
Canadá seleciona grande parte de seus imigrantes por meio de um sistema de pontuação, que indica a educação dos candidatos , experiência profissional, competências linguísticas e outros indicadores que estão associados com rendimentos mais elevados.
Os selecionados nesta base são chamados "imigrantes primários", e em 2011 , por exemplo, o número desse grupo era 64.397 , apenas 25,8% de todos os imigrantes que vieram para o Canadá naquele ano, 248.744.
Estes principais imigrantes foram acompanhados por suas famílias (cônjuge e filhos menores ) , cujo valor foi de 91.724.
O Governo refere-se aos principais imigrantes e suas famílias como " imigrantes econômicos " , em 2011 o número subiu para 156.121 e foi responsável por 62,8% de todos os imigrantes admitidos .
Além desses chamados imigrantes econômicos e de seus dependentes , o Canadá também reconhece menos os requerentes de asilo , familiares de imigrantes recentes , e outros grupos menores.
Para eliminar completamente a carga tributária atual, Grubel recomenda o abandonar o sistema de pontos e substituí-lo por contratos pré-definidos para trabalhar no Canadá como o principal critério de seleção de imigrantes.