Grupo 1
Grupo 1
As melhores cidades do Canadá - Parte I

As melhores cidades do Canadá - Parte I

11 de Agosto de 2016

Imigrar é um verbo que gera milhões de emoções, sentimentos e sensações. Animação, medo, saudades, a sensação de se estar indo em busca de uma enorme aventura, a emoção de saber que seu processo está sendo completado e está prestes a ser enviado para a avaliação do governo canadense… o estresse que é esperar por uma resposta.

Antes de tudo isso, no entanto, é preciso planejar, e planejar bastante!

No texto de hoje vamos falar a respeito da hercúlea tarefa de escolher uma cidade para morar - em outro país! Vamos mostrar um pouco sobre cada uma das maiores cidades do Canadá: Toronto, Montreal, Vancouver, Calgary e Edmonton. Confira!

 

Escolhendo uma cidade

Quando estamos planejando uma mudança, seja para estudo, trabalho ou mesmo uma mudança definitiva, geralmente procuramos saber tudo a respeito do bairro ou da cidade para onde vamos, não é mesmo? O melhor que podemos fazer é visitar o bairro ou a cidade em questão e verificar com os nossos próprios olhos a vizinhança, a proximidade de comércio e locais como escolas, hospitais, parques, e muito mais.

Quando nos mudamos para um outro país, no entanto, nem sempre é possível visitarmos todas as cidades e todas as vizinhanças que nos parecem interessantes para morar. E tudo parece ficar ainda mais complicado quando pensamos que nem sempre existem imóveis para vender ou para alugar nas vizinhanças de interesse. É exatamente por isso que a pesquisa é uma tarefa de extrema importância nesse momento.

Uma dúvida permanece como uma pulga atrás da orelha: por onde começar a pesquisar? O que é preciso levar em conta nessa pesquisa? O que é possível deixar de lado?

Muito embora tudo pareça ser prioridade e ter o mesmo grau de importância, é preciso definir aquilo que é mais importante para você nesse momento da sua vida, já que a imigração, assim como qualquer outra aventura, é diferente para cada pessoa. Por exemplo, é importante para você morar perto de escolas públicas? Caso você tenha filhos em idade escolar, é um ponto importante a se considerar. É importante para você morar fora da cidade, em um lugar tranquilo e próximo à natureza? Vale a pena arcar com o tempo extra de ida e volta do trabalho (e também o custo do transporte público ou um carro)?

Selecionamos para você uma sugestão de um passo a passo para se considerar ao iniciar as pesquisas para a escolha de uma cidade:

 

 

1) Tenha uma planilha!

Pode ser em um caderno, pode ser no seu email, o formato não importa: vale o que funcionar melhor para você. O importante é ter um lugar onde você possa escrever os resultados de suas pesquisas para que depois você possa comparar as cidades de uma forma mais objetiva, com dados de tudo o que for importante para você.

 

2) Pesquise várias fontes!

Com uma decisão tão delicada - afinal é de se esperar que você irá passar pelo menos 1 ano nessa cidade - a sua pesquisa deve conter o máximo possível de fontes de informação. É muito animador acreditar logo no primeiro artigo do primeiro blog de viagens com que nos deparamos, mas a verdade é que é preciso pesquisar mais do que isso, e buscar artigos em sites de notícias, de estatísticas, em revistas, além, é claro, dos famosos blogs de viagem, que podem mostrar para você o que a sua cidade de interesse tem de melhor.

 

3) Seja consistente em suas categorias!

Sabe aquela planilha? Então! O ideal é que você selecione algumas categorias e utilize sempre as mesmas categorias para pesquisar suas cidades de interesse. Por exemplo, se você encontrou a informação de que Calgary possui uma população de cerca de 1.096.833 pessoas, essa informação não irá servir para nada se você não souber a população das outras cidades de interesse também. É interessante pesquisar as mesmas informações a respeito das cidades de interesse, afinal a ideia aqui é que será preciso comparar as informações entre as cidades depois.

 

4) Mãos à obra!

Tudo pronto? Hora de definir as categorias e começar a pesquisar. Para definir as categorias não existe uma receita mágica que funcione para todo mundo: vale o que for melhor para você, nesse momento. E importante morar em uma cidade grande? É importante morar no centro da cidade? Se sim, quanto custa em média um aluguel no centro das grandes cidades canadenses? Qual é o tamanho do apartamento que geralmente é possível encontrar nesse valor? Esses são exemplos de perguntas que você pode fazer para começar a definir as suas categorias.

 

As maiores cidades canadenses

A Immi foi além e começou a pesquisar para você alguns dados das maiores cidades do Canadá: Toronto, Montreal, Vancouver, Calgary e Edmonton. Vamos ver os resultados:

 

Toronto

Você sabia que a comunidade urbana de Toronto se originou no ano de 1793 com a chegada de oficiais britânicos? Na época, Toronto se chamava Town of York, e só foi virar uma cidade propriamente dita em 1834. Hoje ela é um centro de extrema importância para o Canadá, e é considerada um dos melhores centros urbanos para se viver!

Toronto é uma cidade de 630 quilômetros quadrados, com 46 quilômetros de divisa com o lago Ontário, um dos grandes lagos da América do Norte. A população da cidade é de 2.615.060 habitantes, segundo o censo mais recente publicado, realizado em 2011.

De acordo com a Toronto Employment Survey 2015, a cidade abriga atualmente 2,8 milhões de pessoas, fazendo com que seja a maior cidade do Canadá e a quarta maior área urbana na América do Norte. A pesquisa revela que em 2015 a quantidade de empregos na cidade aumentou 2,7%, o que na prática significa que 37.870 empregos foram criados. Destes, os empregos em que o ambiente de trabalho é em escritório correspondem a 48,8% do total.

O centro de Toronto é um polo local e econômico de extrema importância para a população canadense. É o local que mais oferece empregos na cidade, com 35,7% das vagas de Toronto.

 

 

Montreal

Montreal é uma cidade bilíngue que está situada próxima à divisa entre as províncias de Ontário e Quebec. É a cidade mais populosa de Quebec, e a segunda mais populosa do Canadá, com 1.649.519 pessoas de acordo com o censo de 2011, o mais recente a ser publicado.

Todos sabemos que o Canadá tem duas línguas oficiais: o inglês e o francês. Ainda, assim, Montreal é a cidade em que a presença das duas línguas é mais notada. A partir de Ontário para o oeste do Canadá, o inglês é a língua mais utilizada, e é sim muito comum encontrar canadenses que não falem francês. Em Quebec, no entanto, isso muda bastante, e o francês passa a ser a língua mais utilizada. Montreal, por ser muito próxima da fronteira, acaba fazedo uso das duas línguas, sendo que existem regiões da cidade que são mais dedicadas para o inglês, e outras que são mais dedicadas para o francês.

Montreal passou a ser considerada uma cidade no ano de 1832. A cidade começou sua existência com a colonização dos franceses, em 1642, que fundaram uma pequena cidade chamada de Ville Marie, que funcionava como um centro de comércio de peles. A expansão da cidade de Montreal se deu com a imigração dos ingleses para a região, que, já com o nome de Montreal, foi a capital do Canadá entre 1844 e 1849.

De acordo com o site oficial da cidade de Montreal, a cidade possui 19 regiões distintas, ou arrondissements, em francês, com as mais distintas paisagens: de regiões urbanas e residenciais próximas ao centro da cidade, a regiões verdes e bucólicas mais afastadas dos centros populosos.

Algumas vantagens de se morar em Montreal: programas governamentais que facilitam a aquisição de uma casa própria, o custo menor dos imóveis quando comparado com cidades como Vancouver, por exemplo, e o fato de as escolinhas para crianças pequenas (em idades anteriores à idade escolar obrigatória) seguirem um valor que é consideravelmente mais em conta do que na maioria das outras cidades canadenses. Para saber mais sobre subsídios para daycare, você pode ler a Parte I e a Parte II do nosso texto sobre o daycare no Canadá.

A respeito de empregabilidade, de acordo com o site Job Bank, a província de Quebec teve um crescimento de cerca de 6.200 empregos no segundo trimestre de 2016. O desemprego caiu de 7,6% para 7,2% na província no mesmo período, o que pode ser atribuído tanto ao crescimento do número de empregos da região quanto ao fato de a população estar envelhecendo.

 

Fique atento para a segunda parte do nosso texto, em que iremos abordar as cidades de Vancouver, Calgary e Edmonton!

 

Quer saber mais sobre programas de imigração para o Canadá? Entre em contato conosco!

 

 

Facebook Comentarios
Categorias
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTACTO
contact@immi-canada.com
VANCOUVER: +1 (604) 684-0530
Redes sociales
Caminho 139
cartmagnifiercrosslist